Quando o assunto é decoração, é importante sempre lembrar que não é preciso gastar muito para adquirir peças bonitas e elegantes. Com um pouco de paciência é possível ter peças incríveis e exclusivas, literalmente feitas para você.
A ideia é que você mesma pode criar peças decorativas totalmente adequadas ao seu gosto pessoal e usá-las como quiser. Uma opção barata e simples de decoração para fazer em casa são os enfeites de mesa.
Pode parecer algo pequeno, mas um enfeite de mesa bem escolhido pode ser o responsável por arrancar suspiros de seus convidados ou ainda dar aquele toque especial na sua cozinha.
Aprenda como fazer lindos enfeites de mesa e a usá-los adequadamente. Confira também diferentes ideias de enfeites para decorar mesas em festas ou outras ocasiões especiais, além de opções neutras para usar no dia a dia na mesa da sua casa.
Enfeites de mesa coringas para usar sem medo Os enfeites de mesa podem ser usados de diferentes formas e em diferentes ocasiões, afinal o leque de opções e modelos é enorme. Outro fator que influencia na variedade de ideias possíveis é que eles podem ser feitos com diversos materiais: papel, tecido e até a partir do reaproveitamento de outros materiais.
Basta usar a criatividade e saber adequá-los à ocasião em questão, pensando sempre nas cores, texturas e também na quantidade de enfeites postos à mesa, para não cometer exageros. E isso vale tanto para enfeites para casa quanto para enfeites de festa.
Centros de mesa e enfeites com vasos
Em casa, o enfeite mais comum são os vasos com flores, que trazem romantismo e a sensação de conforto ao ambiente. Para modernizar essa ideia, é possível utilizar flores artesanais, feitas de tecido ou papel, preencher o vaso com outros elementos (rolhas, grãos, especiarias, doces, velas), ou ainda, substituir o vaso por um suporte não convencional como canecas, regadores de porcelana ou reutilizar potes e garrafas de vidro.
No caso de vasos para decorar festas a dica é caprichar nas cores, texturas e nas novas ideias, pois a ocasião pede algo mais elaborado. Em festas mais formais como casamentos normalmente as cores utilizadas são sóbrias e em tons pastel, enquanto que em festas infantis, por exemplo, as cores vivas têm um papel central na construção do ambiente festivo.
Enfeites comestíveis
A decoração comestível é uma das opções mais chamativas, afinal é difícil ir em uma festa e resistir a uma bela e recheada mesa de doces e/ou aperitivos. Por isso, investir em doces e petiscos atrativos é algo que vale a pena e pode te poupar de ter que escolher e gastar com peças decorativas.
Em festas para crianças, o doce é quase elemento obrigatório, portanto vale a pena investir em quitutes coloridos ou até temáticos, dependendo da festa. Uma ideia bacana é ir além do simples posicionamento dos doces sobre a mesa e reinventar maneiras de dispor as guloseimas (como nas fotos).
Colocar um recipiente com doces na mesa de casa também é uma boa opção, pois além de ser um “mimo” para as visitas, traz um toque de alegria para a casa.
Enfeites tipo topiaria
A topiaria é o nome dado ao enfeite de formato redondo que pode ser preenchido por doces (jujubas, marshmallows, pirulitos), flores (artificiais, de tecido ou de papel) ou por sementes e especiarias (cravo, canela, feijão e outros grãos).
O enfeite tipo topiaria pode ser utilizado sobre um suporte ou apenas colocado sobre a mesa e dependendo do tamanho, do material e das cores escolhidas, pode se adequar em diferentes ocasiões e deixar o ambiente mais elegante, alegre, rústico ou romântico.
5 ideias de enfeites fáceis e criativos para fazer em casa
Confira os tutoriais de cinco enfeites lindos e fáceis de se fazer e aprenda como usá-los de diferentes formas.
- Pompom de seda Fácil e barato, o pompom de papel seda tem sido bastante usado em festas, pois dependendo da cor, o efeito gerado é diferente. Pompons em rosa, deixam um toque de romantismo. Os de tons quentes (amarelo, laranja) trazem alegria e assim por diante. É só usar a criatividade e investir no modelo.
Podem ser tanto presos ao teto, quanto postos sobre a mesa. A quantidade de folhas seda utilizadas determinam o tamanho do pompom, quanto mais folhas, maior ele será.